terça-feira, 15 de novembro de 2011

Baden Powell

 Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, foi o criador do movimento escoteiro.B-P, como nós escoteiros e escotistas gostamos de chamá-lo nasceu em Londres,na Inglaterra em 22 de fevereiro de 1857.Seu pai era o reverendo H. G. Baden-Powell, professor em Oxford, sua mãe era filha do almirante inglês W. T. Smyth.   Seu bisavô foi como colononizador para New Jersey (América do Norte) mas, voltou para a Inglaterra e naufragou na viagem de regresso.
 Seu pai morreu quando Robert tinha apenas três anos,deixando sua mãe com sete filhos, cujo o mais velho não tinha ainda quatorze anos.Havia com frequência momentos difíceis para uma família tão grande mas, o grande amor entre mãe e filhos os ajudava a continuar para a frente.
  B-P viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos,excursionando e acampando com eles pela Inglaterra.
 Em 1980 B-P ingressou na Escola Charterhouse em Londres com uma bolsa de estudos.Não era um estudante que se destacasse especialmente dos outros mas, era um dos mais vivos.
 Aos dezenove anos B-P entrou para o exército e foi para a Índia como Subtendente do Regimento.
 Em 1887,B-P foi  para a África, participando da campanha contra os Índios, até que recebeu ordens para organizar batalhões de carabineiros montados e marchar para Mafeking, uma cidade no coração da África do Sul, onde durante 217 dias defendeu Mafeking cercada por forças esmagadoramente superiores do inimigo, até que tropas de socorro conseguiram finalmente abrir caminho lutando para auxiliá-lo, no dia 18 de maio de 1900.
 Depois dessas guerras B-P pensou que deveria fazer algo importante para a nova geração da Inglaterra (os jovens)e assim, pediu demissão do exército, onde havia chegado a Tenente -General e iniciou sua vida de serviço ao mundo por meio do escotismo.
 O primeiro acampamento escoteiro que o mundo presenciou foi na Ilha de Brownsea, no verão de 1907, com um grupo de vinte rapazes.
 Mais tarde a mulher de B-P pensou que as meninas não poderiam ficar de fora do movimento escoteiro e fundou as Girls Scouts, que hoje são chamadas de Bandeirantes.
 Em 1912 B-P fez uma viagem pelo mundo para fazer contato com os escoteiros de muitos outros países. Foi este o primeiro passo para tornar o Escotismo um Fraternidade Mundial que hoje, é conhecida pelo mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário